October 9, 2011

“Corrupção” à la Suède

O assunto da semana é que o líder do partido socialdemocrata sueco, Håkan Juholt [rôôkan iuurrôlt] foi pego com a boca na botija: há anos ele recebe indevidamente ajuda financeira para pagar um apartamento em Estocolmo. Isso é comum, já que os parlamentares vêm de todos os cantos e precisam morar na capital onde é praticamente impossível conseguir um apartamento e, além do mais, são obrigados a manter suas casas/apartamentos nas suas cidades natais.

Juholt diz que não estava a par das regras, mas ninguém acredita. Ele é parlamentar desde 1996. Ele recebeu mais ou menos 200 000 coroas (cerca 60 000 reais) a mais. Ele já pagou tudo de volta. Apesar disso, parece que a confiança dos nativos por ele e pelo partido ficou abalada. O que não ajuda dos socialdemocratas, que já estão na oposição há seis anos.

Mas Juholt não é o primeiro líder socialdemocrata a ter problemas com regras: a outra líder dos socialdemocratas, Mona Sahlin, foi acusada de corrupção nos anos 90. O que ela tinha feito? Ah, ela comprou um chocolate Toblerone com o cartão de crédito do parlamento. Quando o partido de direita Moderaterna subiu ao poder, chamou uma série de pessoas para ocupar cargos ministeriais. Vários caíram antes de sequer tomar posse. A razão: alguns não pagavam o imposto da televisão, outros tinha babás sem carteira assinada.

Fico sempre enternecida com os casos de “corrupção” suecos! É ou não é uma gracinha?

8 Responses to ““Corrupção” à la Suède”

  1. Gustavo Pires Says:

    Ah se a nossa corrupção foi tão simples assim…aqui desviam milhões e se sentem injustiçados qdo são pegos. Abraço maria

  2. Luciana Bordallo Misura Says:

    Hahaha! Nem conta os casos de corrupcao brasileiros pra eles que eles vao ficar de cabelo em pe.

  3. Eduardo Says:

    Já o caso de Sahlin, não foi tão simples assim. Na realidade ela usou o cartão de crédito do governo para despesas particulares e gastou 53.174 coroas suecas deixando os contribuintes pagar a conta. Ela também tinha 98 multas de trãnsito sem pagar entre outras coisas mais. Todo o caso pode ser lido aqui. http://sv.wikipedia.org/wiki/Tobleroneaff%C3%A4ren

  4. Joseane Says:

    Quem dera se nossos problemas de corrupção fossem desta magnitude e se pagassem o que levaram sem direito então…

  5. Mayra Teixeira Says:

    Lendo aqui do Brasil, dá a sensação que todo o caso que corrupção é descoberto e resolvido… será?

  6. Maria Lídia Says:

    Perto dos mensaleiros daqui, os daí deveriam ser chamados de “meninos traquinas”…:-)

  7. Thiago Alves Says:

    Tô bobo… mas a esperança ainda está conosco de que tudo vai melhorar, como dizia o próprio Celso Furtado: “Que a construção seja retomada de onde foi interrompida.”

  8. Paula Valente Says:

    Hoje, uma repórter falou na CBN que “corrupção tem em todo lugar do mundo”. Verdade. A diferença é o tamanho e a forma como as pessoas reagem quando são pegas. Até quando vamos nos enganar?

    Aliás, adorei o blog!!!! Muita informação interessante!!!! Vou acompanhar. Parabéns!!!

Leave a Reply

 

Bad Behavior has blocked 1325 access attempts in the last 7 days.