July 2, 2010

Perdemos!

Acho ainda incrível que uma seleção de atletas bem treinadíssimos, profissionais, pode perder as estribeiras assim, de uma hora pra outra, porque o time da Holanda fez um gol. No segundo tempo os 11 (e depois os 10) jogadores pareciam pequenos meninos, chateados, xingando e batendo uns nos outros porque estavam frustrados, cansados, com sono ou com fome. Sinceramente! Pra mim futebol é o que a Holanda fez: saiu de baixo, foi criando oportunidades e acabou faturando dois gols acontecidos no meio da idiotia brasileira.

Tentei fazer a minha parte daqui do outro lado do mundo. Tanto meu urso como Max estavam com a camisa da seleção. Max quis fazer pipi numa hora lá (estamos trabalhando para que ele fique livre das fraldas). Quando o vesti novamente fechei o short e a camisa ficou por dentro. A camisa estava por fora quando o Brasil fez gol. Fiquei meio enlouquecida, quis tirar a camisa de dentro; Max achou aquilo muito engraçado e saiu correndo, se enroscando de rir. E eu atrás, desesperada pra tirar a camisa de dentro do short. Tirei… e imediatamente a Holanda fez dois a um.

Mas, na verdade, assistir à copa é sempre uma coisa difícil. Tenho a impressão que fica ainda mais complicado estando aqui. Todo mundo sabe que eu gosto de futebol. Faço brincadeiras no Facebook com meus conhecidos, sou deveras atrevida quando descrevo as qualidades brasileiras no campo. Mas às vezes vem a perda, e aí tenho que aturar a ironia nativa. Ainda não descobri em mim a possibilidade de levar na brincadeira esse tipo de escárnio. Talvez toque num ponto fraco, o chamado soft spot, sei lá.

Mas a verdade é que o futebol é uma das únicas coisas em que somos fantásticos, que nos destacamos. É como se eu tivesse uma necessidade de localizar naqueles 11 jogadores um amor, uma saudade do meu país que é difícil de explicar. Muitas vezes me vejo justificando pros nativos minha saudade do Brasil e sempre dizendo “apesar das desigualdades, sinto muita falta do Rio”. É engraçado mais meio trágico que preciso disso pra me permitir “vestir a camisa”. Mostra, na verdade, uma ambiguidade entre a Maria de antes e a Maria de agora.

Aí vem a copa, quando posso me soltar e quando é liberado, por um mês, a amar a pátria-amada-salve-salve. Aí vem um jogo como esse, com um total melt down, e eu me pergunto se devo arranjar um outro esporte pra torcer pelo Brasil.

Como estamos na liga mundial de vôlei?

A palavra em sueco do dia é förlust, perda.

Filed under: Copa 2010,Elucubrações — Maria Fabriani @ 22:04

7 Responses to “Perdemos!”

  1. Denise Says:

    Pois é Maria, a saudade do Brasil é realmente uma coisa difícil de explicar. Eu, desde que estou na Itália, e isso faz pouco tempo, não mais de 4 meses, faço de tudo pra ficar pertinho do Brasil. Leio nossos jornais, estou constantemente no Facebook, assim meio neuroticamente, pra ver o que o povo tá dizendo e fazendo, se alguém levou o cachorro pra passear no parque porque fez sol em Porto Alegre, depois de semanas de chuvarada, enfim…uma tentativa de estar MUITO perto daquilo que faz parte profundamente de mim.
    Há algum tempo que conheço teu Blog e gosto muito, está na minha lista de preferidos. Quem me apresentou o Montanha Russa foi a Isabel Capaverde, jornalista gaúcha que mora no Rio e que te conhece. A Isabel foi minha colega de faculdade em Porto Alegre. Agora que estou longe de casa, entro aqui com mais frequencia, certamente pra “compartilhar” essa sensação nova (pra mim)de ser estrangeira.
    Um abraço!
    Denise

  2. Maria Lídia Says:

    Maria:

    Circula na internet um e-mail provando que a Copa foi vendida, inclusive sobre as vitórias de Copas anteriores, inclusive garantindo sobre “acordos” que quem ganha essa é Argentina e a de 2014, a Alemanha.
    Como aquela convulsão de Ronaldo Nasário nunca foi explicada…diz-se que a Nike tiraria o patrocínio dele se terra brasilis ganhasse…sei não…de qualquer forma, como tudo está podre, esperar o que mais, né não?
    E o Brasil corre o risco de ter uma presidente que foi terrorista, sequestradora, assaltante de bancos, o cacete a quatro…isto sim me preocupa…Copa passa, ficam mais ricos. O problema é este país sem jeito de nada.
    I´m down today :-(

  3. Carolina Says:

    Oi Maria,

    Se serve de consolo, o Brasil ganhou hoje da Coréia do Sul de 3 a 1 na liga mundial de vôlei, e é provisoriamente o 1° do seu grupo. :-) Espero que eles nos dêem mais alegria que o futebol. Mas acho que ganhar uma copa do mundo de futebol é uma alegria inigualável…quem sabe em 2014! Mas entendo você perfeitamente, e assistir uma copa longe do Brasil é muito mais complicado…principalmente quando a gente perde, é muito chato mesmo ter que ficar aturando depois a ironia dos outros, no meu caso, dos franceses…se bem que depois do que eles fizeram nessa copa, acho melhor se calarem! O mais difícil é que na minha humilde “opinião futebolística” nem foi a Holanda que ganhou, fomos nós que perdemos, até que tínhamos pés mas não tivemos cabeça para reagir, para fazer um mísero golzinho. Que esporte injusto, esse tal de futebol! Mas vai passar e quem sabe a próxima será nossa! Pelo menos a Argentina não ganha essa também, hehe! Definitivamente esses dias não foram favoráveis ao futebol sul americano…

  4. Maria Alice Says:

    Com a derrota da Argentina a teria apresentada pela Maria Lídia fica afastada. Talvez a verdade seja a de que em qualquer esporte, o(s) atleta(s) tem dias bons e dias ruins… e num jogo tudo pode acontecer. É triste perder, mas precisamos lembrar que é só um jogo. Sobreviveremos!

  5. Maria Alice Says:

    ops! é teoria, não “teria”…

  6. Marcos Vieira Says:

    Se não ganhar a próxima, cabeças vão rolar srsr
    Tem uns loucos querendo colocar o Leonardo como treinador….Vê se pode alguma coisa dessa……
    .
    O pessoal aí torceu contra a Dinamarca? Já que eles (e Portugal) tiraram a Suécia em jogos bem polêmicos e com brigas.
    .
    Enfim, boa semana :)

  7. Maria Alice Says:

    E eu, que não tinha notado que a Eslováquia e a Eslovênia eram duas seleções diferentes… Rssssssssss

Leave a Reply

 

Bad Behavior has blocked 1325 access attempts in the last 7 days.