March 5, 2010

Um dia, em casa

Um dia, em casa. Silêncio. Ouco apenas a neve deslizando do teto da casa (um bom sinal); meus passos no chão; a madeira reclamando; o banho; a secadoura de roupas; o relógio da cozinha; o som do micro. Um pouco de rádio.

Que acordei às cinco da manhã com uma dor de cabeca lancinante ninguém diria. Estou ótima. O silêncio me faz bem. Fico espantada como senti falta da solitude de um dia passado em silêncio, sozinha, em casa.

Depois de decidir o que fazer de almoco, desligo o rádio, com o qual tenho uma relacão de amor e ódio. Gosto de música mas não gosto de barulho contínuo. Só quando me encontro em situacões onde não se pode pensar em nada mais elaborado, no carro por exemplo, é que o rádio é indispensável.

Tudo é absoluto prazer. Arrumo pequenas coisas; esquento um pedaco de omelete com brócolis, bebo água com uma rodela de limão espanhol, amarelo. A refeicão tem que levar pelo menos 15 minutos - tempo suficiente pro corpo dizer pro cérebro de que comida foi ingerida e já já é hora de se mandar sinais de satisfacão.

Hoje é sexta-feira. Estive resfriada a semana inteira. Fui trabalhar na terca e na quinta. Fiquei exausta porque estava difícil de respirar. Hoje resolvi ficar em casa para me recuperar de verdade. Liguei pro trabalho; falei com a chefe, que entendeu. E disse pra eu dar uma andada, “porque o dia está lindo”.

De fato, está. Sol, apenas três graus abaixo de zero. Eu pretendo sair, claro, quero andar. Mas… Nada no mundo é melhor do que a felicidade e o luxo de fazer o que você mais quer na hora em que você deseja.

E hoje, nesse momento, o que quero é deixar o silêncio me abracar, me deitar com o livro da Janet Frame e não me sentir tão estranha; aceitar que há quem goste - prefira! - a solitude à outros estados de socializacão. E que isso é OK.

Tomo café na minha xícara azul-cobalto, finlandesa, com uma coruja e um pavão e várias árvores coloridas. Linda. Estou tão feliz que fico assustada… e com vergonha.

A palavra em sueco do dia é tystnad, silêncio.

Filed under: Conquistas,De bem com a vida,Elucubrações — Maria Fabriani @ 12:44

7 Responses to “Um dia, em casa”

  1. Rita Says:

    Ah, Fabriani (vou falar baixinho)

    daqui a mil anos, quando eu tiver um dia assim, com certeza, se ainda tiver um blog, vou escrever sobre ele. Porque também adoro essas pausas que nos deixam ouvir sons que normalmente nem percebemos mais.

    Ler no sofá, de meias, em silêncio, com o café ao alcance da mão… luxo, querida.

    Tchau, vou saindo de fininho…

  2. Delma Says:

    Eu amo dias assim, sinto uma paz infinita. Todo mundo tem os seus momento de ficar dentro do casulo, para, no outro dia - desabrochar - e voar para a realidade, que não tem nada de solicitude.

    beijos, linda.

  3. Margot Says:

    Queridoca, como é bom ter esses dias assim, tão nossos, tão quietos. O prazer indescritível de ter todo um dia para nada fazer, a não ser pensar no que pode ser feito, na mais pura tranqüilidade. E, sem culpa. :o) Beijocas, beijocas

  4. Mauro Says:

    Hmm… estou sozinho em casa também, a Lydia foi viajar à trabalho, mas não gosto não. Fico deprimido.

  5. Maria Lídia Says:

    Estou só desde domingo…cansadéeeeeeeeeeeeeeerrima e só. Meu filho está no Canadá e eu chego em casa à noite depois de um dia exaustivo…só o som da TV e da vizinha barulhenta de cima do andar. Mas acho bom a solitude de vez em quando…já que nascemos sós (a não ser que sejamos gêmeos :) )kkkkkkk …às vezes faz bem.

  6. Maria Alice Says:

    Não é agradável ter um resfriado, mas sem dúvida, esta pausa para se recuperar de um, é tudo de bom!
    Um dia diferente na correria do dia a dia. Aliás, nesta rotina asfixiante acabei deixando passar o dia 28 de fevereiro, eu tinha a intenção de vir aqui dar os parabéns por mais um aniversário do Montanha! Bom, atrasado mesmo, parabéns por mais um ano! Bjsss

  7. Elaine Says:

    Imagina que alguém deve sentir-se envergonhado por estar feliz, por sentir-se assim. Saber que alguém está feliz e que a felicidade existe é adicionante.

Leave a Reply

 

Bad Behavior has blocked 1768 access attempts in the last 7 days.