May 30, 2008

Os índios intocados e eu

Fiquei impressionadíssima quando dei de cara com as imagens que reproduzo aqui. A matéria está aqui, em inglês. As fotos foram tiradas por empregados da Funai e mostram uma tribo intocada pela sociedade moderna e que vive na Amazônia, na fronteira de Brasil e Peru.

Acho que fiquei tão impressionada por várias razões: o fato da tribo ser intocada; a beleza pura das imagens (a floresta é po-de-ro-sa, reparem bem na foto aí de cima!); pelo fato de não ter visto registro do ocorrido na imprensa carioca. Saiu no Globo? Alguém viu?

Estou boba. Essa tribo pura e intocada. Tomara que os caras da Funai sejam éticos e não divulguem a localização pra ninguém. Deixa os caras lá, levando a vida deles, caçando, comendo, dormindo, tomando banho de rio, tendo filhos, andando na selva e fazendo arcos e flexas.

E hoje vou jogar futebol. Pois é. É mais um lance do trabalho, coisa de entrosar o grupo e tals. Como aquele curso de dansa. Agora veja você: um bando de senhoras, todas com netos, só eu tenho filho pequeno e uma outra que é mais nova que eu, correndo (!) pra cima e pra baixo num campo de futebol. Alguém adivinha o placar? Se sair do zero a zero eu dou uma cambalhota.

Já contei que Max é um gênio? Não? Ah, pois é. Ele é. Outro dia fui ao banheiro e ele me fez companhia, sentadinho no andador. Ficou lá, espiando o que a mamãe estava fazendo. Aí, terminei meu business, lavei as mãos e fechei a porta (agora ele está engatinhando tudo, abrindo e fechando portas e tenho medo dele prender os dedinhos).

Disse: “Max, vem brincar com a mamãe na sala!” E ele fez que nem era com ele. Aí levantou (ele fica em pé no andador o tempo todo, um gênio da raça!) e bateu com a mãozinha na porta fechada do banheiro, como se quisesse entrar. “Não, Max”, eu disse, “vamos brincar na sala, agora”. Fui lá pegá-lo e quando o levantei, ele tinha feito cocô.

Já estamos economizando grana pra Harvard ou Julliard. A escolha é dele, lógico.

A palavra em sueco do dia é indianer, índios.

Filed under: Max e a maternidade,Trabalho,Variedades — Maria Fabriani @ 05:10

12 Responses to “Os índios intocados e eu”

  1. Ju Moreira Says:

    Q imagens lindas! Também estou impressionada! Q verde! A imagem dos índios tb é fascinante. Estão tentando se proteger do que vêem no céu! O q devem ter pensado neste momento??!!

    Qto a Max, muito fofo. Já entendeu tudo!!

    xero

  2. Paola Says:

    Oi Maria, ha algum tempo eu li que existem cerca de 40 tribos indigenas na Amazonia que nuca tiveram contato com a nossa “civilização”. Eu tambem esperam que assim eles continuem porque o Brasil ja conseguiu com exito, diga-se de passagem, exterminar boa parte de sua população nativa. Só que tem gente que nao pensa como eu e tu como da pra ver nas fotos do blog do Sakamoto: http://blogdosakamoto.blig.ig.com.br/2008_05.html#post_19139055.
    Abração.

  3. Marcus Says:

    Não tenho dúvidas de que a Funai tratará esta descoberta com bastante ética.

  4. Mercia Says:

    Impressionante essas fotos dos índios.
    quanto ao Max, tenho certeza que ele é um gênio mesmo :-)
    muito lindo e fofo seu meninão!!

  5. Patrick Says:

    Aqui no Brasil, a notícia foi publicada na semana passada no Terra Magazine. Fato curioso para se notar: o pessoal da Funai desconfio da existência de índios na área fuçando no Google Earth.

  6. Amanda Says:

    Não sei sobre a imprensa carioca. mas saiu na primeira página da Folha de São Paulo… deve estar no site deles também. =c)

  7. Marcus Says:

    Pois é, a Terra Magazine é um excelente site jornalístico e que de vez em quando dá uns furos na concorrência. Foram eles que descobriram o roubo dos laptops da Petrobrás.

    Agora eles pautaram a BBC, que pautou o resto da imprensa brasileira.

  8. Marcela Says:

    Oi Maria, a notícia saiu no Globo sim, fiquei sabendo por lá e uma das fotos que vc colocou aqui está lá também. Max é um gênio e apesar da diferença de idade acho que faz um par bonito com a minha geninha tb, se ela não estivesse já prometida pro herdeiro da Margot eheheheh! Bjs

  9. Mauro Says:

    Quer outra imagem impressionante do Brasil?

    http://blogs.reuters.com/photo/2008/03/12/this-one-is-worth-a-thousand-words/

  10. Patrick Says:

    Saiu mais uma reportagem sobre o tema na Terra Magazine: Sertanista: índios isolados foram alvo no Peru

  11. Patrick Says:

    Mais uma da Terra Magazine, desmentindo que tenha sido uma fraude: Índios isolados: mídia mundial erra em cobertura.

  12. Patrick Says:

    Lá venho eu outra vez tratar do tema. Saiu uma reportagem na Aljazeera sobre o assunto, incluindo uma entrevista com o pessoal da Funai responsável pela localização da aldeia: http://br.youtube.com/watch?v=HuNNDXNMta8&sdig=1

Leave a Reply

 

Bad Behavior has blocked 545 access attempts in the last 7 days.