July 15, 2007

De pernas e de barrigas

A última novidade é que agora acordo todos os dias com câimbra nas duas batatas-da-perna. Liguei pra mamãe, e ela me disse que também teve. Dei uma googlada e parece que dores nas panturrilhas são comuns no final da gravidez. Eu acho um porre, mas, na verdade, está tudo bem. As dores não são nada mais do que um desconforto. Minha mãe me disse que é porque o bebê está mais pesado agora, o eixo de equilíbrio do corpo muda etc e tal. Li também que pode ser por falta de sal. Não sei se é verdade, já que não posso ter certeza da probabilidade da informação. Mas não posso começar a consumir mais sal agora. Entre câimbra nas pernas e eclâmpsia, fico com a primeira, lógico. Fui à parteira hoje e ela me confirmou que essas dores são comuns e que se dão graças a um “desequilíbrio de sais no corpo”, principalmente potássio (Na mosca, Naluh!). Nada a ser feito.

E a barriga continua crescendo. E aí é muito engraçado: todo mundo que encontro, principalmente amigos do meu urso (já que meus amigos moram quase todos em Umeå), se esquecem de sua timidez nata, estendem a mão em plena rua e tocam minha barriga amorosamente. Nunca recebi tantos afagos de quase estranhos suecos antes. E o melhor é que eu acho o maior barato. É como se minha barriga não fosse uma parte muito íntima minha, mas fosse meio que um patrimônio social. Como se Max já estivesse ganhando seu espaço no mundo através de mim. É estranhíssimo, mas me dá uma sensação ótima receber afagos de quem mal conheço.


E hoje é o meu dia. Maria, versão 3.6 :)

A palavra em sueco do dia é vaden, a batata-da-perna.

Filed under: Aniversários,Gravidez,Vidinha — Maria Fabriani @ 14:48

31 Responses to “De pernas e de barrigas”

  1. cyntia Says:

    Maria,
    Parabéns!
    Que Deus Nosso Senhor seja uma presenca Contante e Fiel em cada dia de sua vida e que Nossa Senhora Ilumine os seus caminhos todos os dias! Desejo que vc tenha uma vida plena, cheia de paz, saúde e harmonia! Parabéns pela família!
    Seja feliz, eternamente feliz,
    beijos de quem te admira muito,
    cyntia

  2. Renata Says:

    Mary!!! Parabéns amiga!! Este ano acho que você está ganhando o melhor presente de aniversário, né? Mesmo que ele chegue alguns dias atrasado :) Desejo muitas felicidades pra você, minha querida amiga. Um beijo com muitas saudades,

  3. Drica NY/FL Says:

    Happy Birthday!
    Vai ter festa, com muito bolo e docinhos?
    Muita paz, alegria, saúde e felicidade para você!

  4. Michele Says:

    Maria, meus parabéns! Muitas felicidades, sucesso, saúde e tudo o mais que você desejar, para você e para o pequeno sueco que está chegando.
    Beijos

  5. Ana Lucia Says:

    Parabéns pelo niver Mary, muita saúde, amor, alegrias e sucesso pra você e para o Max !

    Eu tenho caimbras de noite numa barriga da perna, mas é de passar o dia com a bunda sentada no computador :-) não sabia essa da falta de sal, mas é uma boa, se vc aumentar o sal vai acabar inchando.

    Beijocas

  6. Marcele Fernandes Says:

    Maria, parabéns! Feliz aniversário, tudo de bom para você, para o Max, para o seu marido. E eu confesso que toda vez que vejo uma amiga grávida fico com vontade de acariciar a barriga dela. Já aconteceu de eu fazer isso e só depois pensar que, talvez, a pessoa não estivesse confortável com a situação. Hoje em dia eu sempre pergunto, e a maioria responde que não se importa. Que bom! Porque é uma delícia sentir o bebê mexendo dentro da barriga de alguém querido.
    Beijos!

  7. Inezoca Says:

    Maria! Maria! Maria!!!

    Tenho uma simpatia ótima e infalível (espero) contra suas cãimbras!!!
    Coloque um barbante amarrado em cada tornozelo (não muito apertado, nem muito frouxo… do tamanho exato) e deixe lá…
    Me conte depois…Eu quando tenho as minhas, principalmente a noite, isso costuma resolver milagrosamente!
    Foi uma tia que morava no Rio que me ensinou…
    Ahhh, Felicidades pelo niver!
    beijocas
    Ines

  8. Elaine Says:

    Parabéns Maria!
    Eu acho irresistível tocar o barrigão de uma grávida, é ago fantástico saber que tem um um bebê lá dentro :)

  9. Ana Says:

    Maria, come banana… as vezes a caimbra eh por falta de potassio ;-) bjo!

  10. Nara Says:

    Pois sinta-se afagada na barriga por mim também :)
    Parabéns pelo niver!Felicidades!

  11. Mauric驡 Says:

    Parabéns, que tds os desejos se tornem realidade, que a vida seja repleta de alegrias, feliz aniversário!

  12. Linds Says:

    Hej Mary

    Grattis! Parabéns!

    Bjs

  13. Ana Claudia Says:

    Querida, quero te desejar tudo de bom, MUITA saúde, muito amor e muita paz. A chegada do max vai lhe apresentar um sentimento inexplicável: O amor incondicional! Você terá um dos maoires presentes de sua vida!Parabéns! Com carinho, Ana Cláudia

  14. Pururuca do Brejo Says:

    Maria querida,
    deixo, aqui, o 5º beijo do dia!:) Liguei e deixei recado, espero que tenha ouvido. Hoje estou super chateada, mas pronto, passa.
    Eu tive dores assim na batata da perna numa época da minha vida. Era horrível acordar no meio da noite e ter que levantar da cama para me esticar. Teu urso não tem nenhum remédio poderoso não?
    Ainda não te escrevi o e-mail que queria, de agradecimento sincero, mas o farei.
    Um beijo e te cuida.
    Parabéns.
    Marcia

  15. Delma Says:

    oi Mari

    Parabéns, muita felicidade, e quanta coisa boa, quer dizer quantas conquistas neste ano: terminou a faculdade e está esperando um anjinho.
    Te admiro muito a adoro visitar o seu blog.
    Delma

  16. Naluh Says:

    Tenta comer uma banana antes de vc ir dormir e quando vc acordar, se espriguice sem colocar os pés em ponta. Muitas vezes o problemas é uma pequena deficiência de potássio causado pela gravidez.
    Beijo e queijo!!

  17. Mauro Says:

    Muitos parabéns de todas as cores e tamanhos, Mary.

  18. Marcia Aguiar Says:

    Parabéns!!! Viva Maria! Espero que seu dia tem sido super mega hiper maravilhoso com Max e Stefan. Feliz aniversário!
    mil beijos carinhosos

  19. Marcos Vieira Says:

    Lycklig födelsedag! ( ou seria, har den äran!)aaaaaaaaaaa! ou que quero dizer é feliz aniversário……..
    Eu achei um blog interesante, sobre gravidez,filhos etc, fica aí uma dica para quem não conhece e quer da uma olhada.

  20. Marcus Gusmão Says:

    Entro nesta festa de e-niversário de 3.6 + quase nove meses para desejar também muita sorte para a barriguda. Parabéns Maria!

  21. Maria Says:

    Obrigada, cyntia, Drica NY/FL, Michele, Ana Lucia, Elaine, Ana, Nara, Mauricéia, Linds, Ana Cláudia, Delma, Marcia Aguiar e Marcos Vieira! :)

    , minha querida amiga, adorei falar com vocês ontem. Nossa, bateu uma saudade! :( Beijão!

    Marcele, eu tenho a impressão que são poucas as que se importam… Quem está de bem com a gravidez, numa boa, não tem problemas (eu acho)… :) Beijo e obrigada pelas felicitacöes!

    Hohoho, Inezoca e Naluh, acho que tentarei ambos os approaches, tanto o leigo como o medicinal. Vamos ver qual que vai dar certo! Obrigada às duas! :)

    Pururuquéti, meu ursoé safo mas não é médico… hohoho. Um beijo enorme, muitas saudades de vocës aqui em casa! (Agora está quentíssimo aqui!)

    Valeu, Mauro! MAs que sejam cores alegres! se bem que duvido que existam cores tristes. :)

    Obrigada, querido Marcus Gusmão! Um beijo grande!

  22. Cátia Says:

    Feliz aniversário atrasado, Maria!
    E um afagozinho meu no Max. :*
    Beijos

  23. carola Says:

    feliz aniersario e… que susto que levei!!!! PARABENS. vou tomar vergonha na cara e escrever um email.
    beijo muito grande

  24. Prisca Says:

    Bom para cãibras – ou cãimbras – (soh pra corrigir, são as duas formas corretas) é comer muita banana, que tem potassio. Achei um site que explica isso: http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Caibras
    Acho que aumentar o sal, além de ser perigoso, pode não ser eficaz. O ideal mesmo é consultar o médico. Espero que consiga resolver esse problema.

  25. Maria Says:

    Obrigada, Cátia! Beijoca :)

    Hehehe, valeu carola. Beijoca!

    Prisca, antes de mais nada, obrigada pela visita e pelo comentário. Mas se você consultar o dicionário, (o que tenho aqui é o Aurélio eletrônico), verá que existe sim “câimbra”. Obrigada pela dica do site.

  26. Mic Says:

    Mary, posso dar os parabéns atrasado fingindo que é só uma questão de fuso horário? rs Parabéns, querida! Como bem disse a Rê, seu presente já está bem embrulhadinho, esperando o dia certo de sair do pacote! E, a partir desse dia, você descobrir que passará a ter dois aniversários por ano! :)

    bjs,
    Mic

  27. Maria Says:

    Pode crer, Mic, meu melhor presente é escutar o coracãozinho do meu filho batendo saudável. O resto é o resto. Olha, tentei comentar no seu blog mas quando ia escrever a página com o formulário dos comentários fechava automaticamente. Tentei abrir no Firefox e também não consegui comentar. Queria dizer que Rafa e Julia são uns fofos MUITO lindos! Um beijo!

  28. anna v. Says:

    Oi, Maria. Feliz aniversário, tudo de bom! Vou repetir o coro das recomendações de banana para as cãimbras. Também só descobri agora que quase toda grávida tem essas cãimbras no fim da gravidez. Pelo sim pelo não, estou comendo uma banana por dia…
    Beijos pra você e Max.

  29. Per Says:

    Maria!

    Não poderia deixar passar em branco esta data pois você tem nos dado muitas informações interessantes e aprendi a te admirar. Eu que até há um ano era livre de qualquer tipo de vício, quem diria…agora tenho um: teu blog (rs).

    Parabéns!!! Parabéns!!!

    Um abraço,

    Per

  30. Gabriela Says:

    Maria,
    Parabéns por tudo. Mesmo lhe conhecendo superficialmente, através do blog, noto realmente uma mudança. Imagino que sentir esse coraçaozinho que bate dentro de voce, deva ser muito especial. Eu adoro crianças, mas confesso que sempre tive medo da gravidez. Quando vejo mulheres falando desse periodo de modo positivo (sem omitir as coisas mais chatinhas), fico menos apavorada.
    Felicidades para voces 3 e para todos os que, gostando de voces, também se alegram nesse momento.
    Um beijo

  31. Maria Says:

    Parabéns, então, pela gravidez, anna v.! :)

    Per, que bacana seu comentário. Obrigadíssima! :)

    Obrigada pelo comentário gentil, Gabriela! :)

Leave a Reply

 

Bad Behavior has blocked 1771 access attempts in the last 7 days.