March 28, 2007

Novos tempos

O novo horário de verão começou na noite de sábado pra domingo. Agora estou cinco horas à frente do Rio. Não tenho problemas em mudar de horário, apesar de ter dormido mal na noite de domingo pra segunda (mas também tinha outra explicação, que descobri mais tarde). Aí, pensando no novo horário, em que ganhamos mais uma hora de luz dentro da noite escandinava, cada vez mais clara, vi que não fico mais comparando o horário fictício com o oficial. Isto é, quando acordo às oito da manhã, não penso que “na verdade” são sete horas.

Acho que aceitar o horário de verão é como emigrar de forma bem-sucedida. Tudo o que era antes é parte de você; seu corpo inteiro reclama da mudança no início, quer voltar atrás, sente saudades do tempo passado, compara tudo e vive meio que num limbo entre o que era e o que é. Você acha que nunca vai se acostumar de verdade. Que tudo é confuso, mistura de curiosidade e saudade. Mas aí, depois de um tempo (anos), você esquece o horário antigo, e passa a viver no novo. A harmonia chega de repente. E é, aliás, muitíssimo bem-vinda.

Traquinagens domésticas. Botei na máquina de lavar uma pequeníssima quantidade de roupa: quatro fronhas, duas peças de roupa íntima e um par de meias. Acabei de pendurar tudo e qual não foi a minha surpresa quando descobri que um pé de meia está faltando. Esse é um mistério que sempre me deixa injuriada. Como é que são sempre as minhas meias lindas e cor-de-rosa que desaparecem? E hoje meu urso nem está aqui pra levar a culpa (ele já perdeu um par e tingiu um outro de azul). A máquina engoliu o diabo da meia, porque não a encontro de jeito nenhum.

A palavra em sueco do dia é sommartid, horário de verão.

One Response to “Novos tempos”

  1. Ronaldinha Says:

    This devillish collaboration between the socks- and laundrymachine-industry! Laundrymachine-manufacturers probably get percentage for every sock disappering in their machines. Why you never loose two socks of the same colour? I suspect some built-in colour-radar-system that prevents it and gives everybody maximum trouble with single socks in different colours.

Leave a Reply

 

Bad Behavior has blocked 1774 access attempts in the last 7 days.