A Europa da exclusão
A TV sueca não cansa de mostrar as cenas de guerra urbana que se espalham pelo território francês há mais de uma semana. Mostram carros queimados, pessoas desesperadas, polÃticos sérios mandando a polÃcia baixar o pau e assistentes sociais dizendo o que os revoltosos realmente querem: trabalho, respeito, aceitação, integração, cidadania.
Enquanto isso, sento e espero que a mÃdia sueca some dois mais dois e chegue à conclusão de que esse espetáculo de violência urbana motivada por preconceito pode acontecer aqui também. Os ingredientes são os mesmos, discriminação e a desesperança de quem mora nos subúrbios das grandes cidades daqui (Estocolmo, Malmö e Gotemburgo). Na última sexta-feira, finalmente, meu jornal escreveu em seu editorial:
“Quando as economias européias ficam pra trás, o desemprego cresce e o consumo diminui, os que estão na base da hierarquia social sofrem mais. As crianças e jovens que vêem seus pais de fora do mercado de trabalho não acreditam que eles próprios terão destino diferente ou que jamais deixarão esses mal-falados subúrbios. Para eles existe apenas as ruas, as gangues, o crime e o vÃcio.Para alguns deles, no entanto, abre-se uma outra saÃda: a crença e dedicação por uma Causa. É nesse meio que jovens são recrutados para pegar um ônibus ou um trem de metrô com uma mochila cheia de explosivos. O desespero das pessoas que moram na Europa sem se sentir parte dela ajuda a proliferar o islamismo radical.
Dessa forma unem-se subúrbios franceses, mesquitas inglesas, assassinos holandeses e estudantes de vôo sauditas com ódio dos EUA. Até as áreas habitadas por imigrantes na Suécia têm problemas semelhantes, lá também existe uma desesperança para com a sociedade. Em setembro último o prédio da polÃcia no bairro de Ronna, em Södertälje (região cheÃssima de imigrantes ao sul de Estocolmo) foi alvo de tiros. (Já escrevi sobre isso aqui)
Na Suécia, no entanto, não se vê a miséria absurda que os imigrantes franceses vivem. Os estrangeiros/novos suecos vivem em prédios enormes, as áreas onde moram não chegam nem perto do idÃlio tÃpico nativo, a criminalidade é grande, a polÃcia já chega baixando o cacete, mas, ainda assim, o clima aqui é diferente. Talvez porque o sistema social salve da sargeta quem não tem nada.
Mas isso não basta. Dinheiro é ótimo, mas esperança em uma vida interessante e decente é ainda melhor. Na minha opinião, o grande problema é que a Suécia ainda não acordou pros pequenos detalhes. O fato de gente com nome estrangeiro (leia-se árabe) ou pele escura não conseguir viver da mesma forma que qualquer outra pessoa nascida e criada aqui, por exemplo. É árabe ou africano, estudou aqui e quer trabalho? Muda de nome porque com nome árabe, você não chega nem à entrevista preliminar.
Se chama Mohammed e quer alugar um apartamento? Boa sorte no mercado negro, meu chapa. No mercado aberto, regulado por empresas públicas locais ou escritórios particulares, você só consegue um lugar em listas de espera que podem demorar anoooos, ou simplesmente não consegue sequer deixar seu nome. O cara da imobiliária diz logo que não há apartamentos pra alugar na área nobre da cidade. (Quando, 15 minutos depois, um sueco com nome comum liga, recebe três ou quatro opções de apartamentos na mesma área).
A matéria está aqui (apenas em sueco).
Aà vocês dizem: “Ihhh, lá vem a Maria com essa chatice de preconceito novamente”. É, pois é. É chato mesmo. Aliás, chato foi para o embaixador do Peru (esse aà da foto acima), que foi barrado num restaurante chique de Estocolmo quando tentava tomar um drinque com colegas de trabalho. Os guardinhas disseram que o local estava cheio, quando os peruanos podiam ver pelas enormes janelas frontais que isso não era verdade. Enquanto discutiam, cerca de dez pessoas passaram por eles, todos de aparência escandinava, e foram curtir seu fim de noite. O embaixador disse que vai se queixar ao departamento de relações exteriores sueco.
A palavra em sueco do dia é förbannad, danada, furiosa.

November 11th, 2005 at 13:34
Hej Martinja och tack för din kommentar. Nej, jag blev inte sur med din förra kommentar, jag tyckte att det var roligt att någon svensk som förstår portugisiska hittade till min sida och fann tid att läsa och kommentera. Jag vill snaraste tacka dig för dina synpunkter, dem är värdefulla för mig som känner bara den norrländska realiteten.
Jag håller helt och hållet med dig när du säger att alla måste samarbeta för att kunna få bukt med diskrimineringsproblemen. Det är det som jag tycker det är bra med Sverige: här kan man åtminstone diskutera sådana saker. Tack för att du skrev och för att du länkade Montanha-Russa i din blogg. Det var schyst. Om du behöver hjälp med dina studier i portugisiska är det bara att säga till. Ha det! :c)
Obrigada pelo link, mari. :c)
November 10th, 2005 at 18:11
como venho aqui mais uma vez e sempre gosto do que leio, reolvi te linkar no meu blog, ta?
hope u don mind…
concordo 100% com sua opinião acerca do preconceito.
November 9th, 2005 at 17:51
Olá outra vez
Tack för att du gav feedback på min kommentar. Visste inte att du var brasilianare, dum som man är tog jag förgivet att du var portugis.
Hoppas att du inte tog illa upp när jag skrev det jag skrev. Självklart finns här mycket problem vad gäller “nya svenskar” och deras möte med en ny kultur och ett samhälle uppbyggt på ett annat vis. Och precis som du säger så finns det diskriminering på alla håll gentemot de som socialt sett har det svårare. Och det är verkligen beklagligt att man inte får ett jobb eller en lägenhet p g a sitt ursprung, och då framförallt ens namn eftersom många inte ens bryr sig om att ta steget förbi en ansökan då de kanske ser att personen i fråga har ett annat ursprung än svenskt. Jag själv har faktiskt aldrig uppfattat mig som diskriminerad på något sådant vis. Tycker det är jättetråkigt att det blivit så för dig.
Problemet kan inte endast lösas av “en sida” utan alla måste nog hjälpa till för att kunna komma fram till en kompromiss. Och så småningom (kanske i drömmarnas värld kan man tycka) få bort all form av diskriminering. Det ligger såväl på var gemene man men också hos våra politiker och chefer att se till att det skall vara “lika för alla”.
Och kanske kan man tycka att det som händer i Frankrike är fel. Att man borde kunna lösa det på ett annat sätt. Men ibland behövs det bara en droppe för att bägaren skall rinna över. Det har hänt förr och lär hända igen. Människan är sådan.
/ Martinja
November 9th, 2005 at 08:43
Fee, respondo da mesma forma que respondi às meninas aqui em baixo: como saber quem começou esse carrossel infeliz de discriminação? Os europeus que não aceitam os imigrantes ou os imigrantes que não querem se “europeizar”? Não tenho as respostas, mas por outro lado não quero me apressar a pôr a culpa em um ou no outro.
Malhorei sim, helo, valeu! :c)
Hej Martinja och tack för din kommentar. Först vill jag säga att jag inte kommer från Portugal utan från Brasilien.
Du skriver att “många invandrare ‘skapar’ sin egen situation här” och att “precis som alla andra får man kämpa för det man vill ha och är man bara arbetsam och ärlig mot sig själv och alla andra så brukar det gå bra.”
Först och främst vill jag hålla med dig när du säger att många invandrare skapar själv sitt utanförskap. Det argumentet kan du hitta längre ner i några av mina svar här på “kommentarboxen”.
Däremot vill jag bestämt säga att det räcker inte bara att vara arbetsam och ärlig för att det ska gå bra. Här handlar mycket om möjligheter, chanser, som många invandrare inte får enbart pga deras ursprung.
Jag själv har försökt få många jobb och trots att jag är mycket arbetsam och mycket ärlig (och kompetent) fick jag inte ens en chans att komma på en intervju. Tänk på att realiteten kan vara mer komplicerad än du tror.
Philipe, eu não acho que o apoio financeiro que a Suécia dá às pessoas necessitadas possa ser klassificado como esmola. O nível de vida dos imigrantes daqui é infinitamente superior ao dos imigrantes franceses, não se pode comparar. Mas eu concordo, como até escrevi no meu post, que apenas esse dinheiro, não basta.
November 8th, 2005 at 22:49
E eu venho aqui depois de muito tempo pq sabia q vc estaria descendo o pau.
O problema maior da Europa é não conseguir integrar os seus imigrantes, eles vão ser sempre os diferentes, os excluídos. nomáximo, o que esses países fazem, como a Suécia, é dar esmolas para essas pessoas, como habitação, alimentação etc. mas o q adianta isso, se o mais importante como ser permitido se integrar na sociedade não acontece? Aí dá no que deu. Será q isso so acontecerá na França? é claro q não.
November 8th, 2005 at 20:25
Para Montanha russa; não sei falas muito sueco mas prefiro escrever em sueco:
Jag bor själv också i Sverige och närmare bestämt i Malmö. Här finns, precis som du skrev, mycket segregation. Och visst finns det mycket likheter med det som händer i Frankrike och kanske skulle en sådan situation även kunna uppstå här.
Däremot kan jag tycka att - i Sveriges situation då - att många invandrare “skapar” sin egen situation här. Jag är själv så att säga “invandrare” här. Visserligen andra generationens, men har ändå (t ex) ett utländskt namn och det kan ju upplevas som negativt - finns egentligen inte någon som vet “hur pass mycket invandrare jag är”.
Men precis som alla andra får man kämpa för det man vill ha och är man bara arbetssam och ärlig mot sig själv och alla andra så brukar det gå bra. Jag har aldrig upplevt några problem. Har jobb och lägenhet och bor i ett helt ok område.
Men många invandrare isolerar sig själva. Lär sig inte ens språket ordentligt. Och hur långt kommer man när man inte ens kan prata med människorna i det landet man bor i. Många har inte ens koll på sina egna barn. Låter de göra mycket, ingen koll på dem i skolan heller. Många (muslimer oftast då) tillåter inte sina döttrar att göra något och förbjuder en hel del.
Visst kan man skylla mycket på svenskarna men så här är det på många ställen. Inte minst i Portugal faktiskt. Man kan nog inte se det svart eller vitt bara. Alla lika, alla olika.
November 8th, 2005 at 20:04
vim matar as saudades do melhor blog ever !!!! beijos
melhorou da enxaqueca?
November 8th, 2005 at 18:04
Eu não posso dar pitaco na estrutura da Suécia no que diz respeito à imigração e/ou a vida de imigrantes e descendentes de imigrantes por aí, mas pelo o tempinho que morei na Bélgica, por todos os textos que eu venho lendo para terminar minha monografia e pela conversa que tive com alguns imigrantes árabes, a solução que eu vejo dentro da Europa é o fechamento das fronteiras, eu sei que isso esbarra no problema da sociedade velha, mas se continuar sendo fácil imigrar para um país europeu (principalmente os continentais) e estabelecer uma vida lá sem nem sequer dominar o idioma local (como acontece muito na Bélgica), os guetos continuarão surgindo, o preconceito só irá crescer e as chances de uma vida decente irá se tornar cada vez mais utópico.
Bjoks
November 8th, 2005 at 16:38
Concordo, Lu, depois desse auê todo a situacão dos imigrantes ou dos filhos de imigrantes ficará ainda mais difícil. Infelizmente.
Infelizmente, crau, acho que você tem razão num ponto: o Sarkozy vai ser eleito nas próximas eleições pra algum posto importante, impulsionado pelas ações de agora. E isso reflete a situacão geral da Europa, onde os governos de muitos países se voltam perigosamente para a extrema direita. Até na Suécia os socialdemocratas devem perder as próximas eleições para os moderados, partido de direita. Fico triste só de pensar.
Tetê, concordo com você em gênero, número e grau. Quando os imigrantes deixam de ser imigrantes? Aqui na Suécia é exatamente a mesma coisa. Nasceu aqui de pais imigrantes? Vocë pode até ter passaporte e cidadania suecos mas será SEMPRE visto como imigrante de segunda geracão. Até mesmo no jargão oficial do governo, que faz uma classificacão dos cidadãos para fins estatísticos, escreve que o fulano é imigrante de segunda geracão, apesar de fulano ter nascido e crescido na Suécia. Um absurdo.
November 8th, 2005 at 12:55
O pior, Maricota, é que no caso da França, nao se trata de imigrantes. Esse pessoal que està quebrando tudo ai, nasceu na França, a cultura deles é a francesa mas mesmo assim eles continuam sendo considerados como estrangeiros. Vao ser estrangeiros até que geraçao?
Se fosse so má vontade dos europeus de reconhecerem imigrantes como cidadãos seria bom. Mas é pior. Eles nao aceitam que filhos de imigrantes que nasceram na França e vivem là, sejam europeus.
Outra coisa: onde mora esse povo? No que eles chamam “cités”. Quer dizer: os ricos de um lado, no lado bonito da cidade, e os pobres de outro, nas “cités”. Depois ficam admirados quando dà no que dà.
November 8th, 2005 at 11:09
complicado.
Tiro no pé e xixi na sala
“E sabe o que essas revoltas em Paris vão conseguir? Inflamar as tensões sociais, a balcanização da França .
Guetos, divisões e ódios - ódios que vão criando um cunho cultural e étnico, uma guinada perigosa rumo a um obscurantismo que não tem nada a ver com a França que eu aprendi a amar.
O francês médio, hoje, é de direita. E de direita num mau sentido, não de direita como eu me considero de direita hehehe. Direita xenófoba, direita que se vê forçada a apreender o mundo com base em conceitos como raça, que se vê forçada a defender certas bandeiras que destoam do seu nível sócio-cultural e de sua herança política. Tudo isso por se sentir vagamente - e em momento como o atual, claramente - ameaçada.
A classe média francesa se sente ameaçada por essa imigração mal-assimilada, culturalmente assertiva e socialmente marginalizada.
Parêntese: é complicado você emigrar e ser culturalmente assertivo. O respeito à diversidade cultural não pode estar acima das regras básicas do país. Do laicismo, por exemplo. Da igualdade entre homens e mulheres, por exemplo. Se você muda pra um país, tem que respeitar as regras básicas de lá, mesmo que você não concorde com elas, que sua herança seja outra.
Você pode ter o hábito culturalmente arraigado de fazer xixi na sala. Ok, eu sou uma liberal e respeito o teu direito de viver como bem entender. Agora, se você vem morar ou trabalhar na minha casa, na minha casa não se faz xixi na sala. Simples assim. Independente do quanto eu respeite as diferenças, não posso admitir que se faça xixi na minha sala. Admitir que se fizesse xixi na minha sala seria ME desrespeitar.
Aí vem você insistir que tem o direito de fazer xixi na minha sala porque, na cidadezinha de onde você vem, todo mundo faz xixi na sala desde tempos imemoriais. E que além de poder morar na minha casa, você pode fazer xixi na minha sala porque o meu tataravô - que eu nem sei direito quem foi - um dia ocupou a tua cidadezinha. E que por isso eu vou ter que me acostumar e conviver com o xixi na minha sala.
You get the picture?
Agora, amplia isso pra vida diária de um país e imagina a confusão. Difícil existir algo mais complexo. Diversidade cultural, fronteiras entre o público e o privado, até onde assimilar e até onde impor as regras básicas de organização social do país: assunto que eu queria muito estudar a fundo. Quem sabe um doutorado hehehe?
Voltando à vaca fria - fumegante, no caso - : essas revoltas vão ajudar a eleger o Sarkozy em 2007. É um tiro no pé que as banlieus estão dando, vão por mim. O Sarkozy não é o Giuliani e a situação da França é muito mais delicada e nuançada: ‘tolerância zero’ lá não vai funcionar”.
457 bisous!!!
November 8th, 2005 at 09:58
Pra Ana Maria, a discriminação no Brasil não é social
November 8th, 2005 at 09:56
A situacao em Paris e horrivel mas e mesmo o reflexo de como a Franca e outros paises europeus vem tratando os imigrantes. Exclusao social a esse ponto so gera violencia mesmo, porque os excluidos nao sentem que tem nada a perder. Como voces ja falaram aqui, sempre tem os aproveitadores, gente que entra na confusao por outros motivos e acaba piorando tudo - o que eu acho que esta acontecendo nesse caso. Mas espero que o governo leve essas medidas em frente e nao esteja so falando o que vai fazer pra colocar panos quentes. O pior e que depois que a poeira baixar, mesmo que se tomem providencias legais, a desconfianca dos nativos so vai aumentar.
E tambem vou ficar torcendo pro embaixador peruano.
November 8th, 2005 at 09:44
Marina, Inezoca, Pururuquinha e Karenin, depois de ler seus comentários uma pergunta pulou na minha cabeça: o que veio primeiro, o ovo ou a galinha? O que aconteceu primeiro, a necessidade de uma vida melhor por parte dos imigrantes ou a necessidade de mão-de-obra barata do europeu? A má vontade de se integrar de alguns imigrantes ou a má vontade dos europeus de reconhecerem imigrantes como cidadãos?
Não tenho a resposta para essas perguntas e, em parte, concordo que é necessário que haja um mínimo de desejo de adaptação por parte dos estrangeiros para que a vida não fique totalmente impossível de ser vivida. Aprender a língua, por exemplo, é condição fundamental para se sentir “em casa”, deixar de ser turista no próprio país, poder entender (e criticar) a sociedade em que se vive.
Mas, ao mesmo tempo, tenho contato com europeus que se negam terminantemente a aceitar que uma pessoa “morena” ou que fale a língua do país com muito sotaque, ou mesmo nascida aqui de pais estrangeiros, seja reconhecida como européia - ou parte da sociedade de forma completa. Acho que existem dificuldades dos dois lados, como vocês disseram, mas não estou preparada a condenar completamente as ações dos imigrantes franceses.
Claro, há uma diferença enooorme entre os imigrantes trabalhadores que perderam seus carros e sua credibilidade frente aos franceses nativos depois dessa loucura toda. E existem também as gangues criminosas que se aproveitam da confusão para botar pra quebrar. Isso, pra mim, é deplorável. Mas acredito que só assim, no extremo, é que os governos europeus acordarão, como a Pururuquinha escreveu.
Principalmente o governo francês precisa acordar, depois das mortes de mães e crianças de origem africana em Paris. Ontem à noite escutei no noticiário que o De Villepain vai lançar um pacote de ajuda aos moradores dos banlieus, com ajuda financeira para manter os estudantes na escola e investimentos para garantir a universidade de quem é ótimo aluno apesar de se chamar Muhammed. Isso já deveria ter sido feito há anos.
No mais, Ka, acho que você deveria escrever sim sobre isso lá no Duralex, ainda mais porque você está no olho do furacão e tem uma visão mais enbasada do ponto de vista econômico. Manda ver. :c)
Pode crer, Mauro, sinto a mesma coisa. :c/
November 8th, 2005 at 08:19
PS> queridoca, tinha até pensado em fazer um post sobre o assunto, mas já que levantaste a bola por aqui, deixo o palco para a troca por aqui, e também pra não ficar parecendo plágio, hohohoho. Beijocas de novo!
November 8th, 2005 at 08:14
MAricota, acho que seus pontos são relevantes, sim, já que aqui na França existe um preconceito velado, e não somente por origem, mas por qual escola frequentou, nome de família. Digamos que o franês é elitista e hierárquico. Mas, acho que vale ver a situação por outro ângulo também. O esforço da integração deve acontecer de ambos os lados. FAlo do que vejo aqui na França e até tomo as palavras da noiva do Manfred (nosso amigo holandês), que é de origem ivoariana e muçulmana. Ela mesma diz que na família dela não há esforço, principalmente pela ala masculina, de se integrar: seu pai tem 4 mulheres, 26 filhos -os quais ele não pode sustentar - e que se não fosse pelo estado francês, o qual ajudou economicamente seus estudos, ela hoje não teria chegado onde chegou: estudou, fez faculdade e tem trabalho. Então, Maricota, acho que tem que se olhar para a balbúrdia com certas ressalvas. Para eles é sim mais difícil do que para um francês que se chama Alain ou Jean Pierre e que estudou em alguma escola de ponta, mas com trabalho, honestidade e comprometimento, o estado provê e ajuda financeiramente. Ter emprego caindo do céu não tem pra ninguém no momento, já que a crise econômica atinge a todos. No mais, ao meu ver, não dá pra defender nem entender quem queima carros de gente honesta e trabalhadora. Isso está gerando uma raiva e ódio por parte de gente que nunca teve nada contra ninguém e esse tiro vai acabar é saindo pela culatra. O ministro do interior (Nicolas Sarkozy) tem grande responsabilidade nisso tudo, já que veio a público emitir opinião pejorativa sobre quem habita nos “banilieus”. Ainda assim, a reação de quem se sentiu ofendido é desproporcional e acabou por tirar-lhes a oportunidade de trazer o debate à tona. Para se ter uma idéia, ontem mesmo 4 incendiários foram denunciados pelas próprias comunidades. Eu opto pelo caminho da paz e da conversa. Mesmo que demore, que encha o saco, que canse. Porque o que acontece agora só aumentará qualquer preconceito já existente. Nem te conto as reações que ando escutando por aqui, do gênero “tem que mandar esse povo de volta de onde vieram para apreciarem o que tem…” Enfim, o debate é longo, mas paz, sempre paz. Beijocas, beijocas
November 8th, 2005 at 07:59
Maria,
a situação dos estrangeiros parece que fica sempre para depois, para quando houver tempo e ninguém quer saber. Agora, com esses conflitos, as coisas ficam no pé que estão: Confusas, sem soluções rápidas, só muita teoria do Chirac de que a paz tem que ser devolvida aos cidadãos blá, blá, blá. Ai, que saco. E ontem já começou a confusão na Alemanha e Bélgica. Imagina se todos se revoltam? Na tv, aqui, disse que são pessoas que fincam raízes, que não se adaptam à cultura local, não se adaptam ao país. Bom, sem conseguir emprego, sem dinheiro, sem ter onde estudar o idioma, fica mesmo difícil, não?
Só mesmo imigrante para sentir na pele o que tudo isso quer dizer.
Vamos aguardar e torcer para que tudo termine bem.
Beijos
November 8th, 2005 at 04:31
Hmm. Por essas e outras não tenho muita esperança na raça humana não. A gente dá um passo para a frente e dois para trás. Acho que a gente vai explodir o planeta antes de que aprender a conviver uns com os outros. :-/
November 7th, 2005 at 21:35
Adoooooro essa polêmica, Maria! Desce o pau que eu tô contigo!!!
Eu não sou Mãe Diná, mas já havia feito essa previsão da situação que está acontecendo (agora não só na França, mas ja começou na Alemanha também)
Isso é o que eu chamo de “panela de pressão”…
Eles foram chegando ha 15, 20 anos atrás e não se integraram devidamente (por culpa deles ou do govêrno…que na época não estava interessado era só ignorá-los e tudo bem)
Acontece que eles foram se multiplicando entre eles… e vcs sabem que se multiplicam meeesmo. Foram criando turmas, gangues, getos e hoje são um exercito que não tem o que fazer, estão completamente aparte da sociedade… e eu não acho que a coisa seja tão simples assim pra se resolver não. Eu temo por maiores e piores consequências para ambos os lados…
Quanto ao meu caso aqui na Suécia… eu acho que acertei na profissão: Cozinheira de escola!! Tenho trabalhado pra dedéu!!! Amem!!!
beijos a todas
November 7th, 2005 at 20:38
Mas eu acho que os dois lados tem culpa nisso, obviamente não 50/50, só que não dá para negar que muitas das colônias estrangeiras também não fazem tanta força assim para se integralizar. Pode ser o chileno que só se relaciona com hispânicos, ou o árabe que acha mais fácil o contato de quem entende a cultura dele, ou até mesmo o britânico que tenta aprender sueco mas os nativos insistem em falar em inglês com eles por ser “status”.
Concordo que a coisa tá preta para mim, estrangeira, e que no fundo eles colocam todo mundo no meio dos svartskalle (é assim que se escreve?)… mas tbm tem muita gente com pura má vontade e, a religião muçulmana está na vista de todos, especialmente dos fanáticos que tentam conquistar jovens desesperançosos para disfarçar a própria incompetência social
November 7th, 2005 at 19:34
Com certeza, Joao, deve ser mesmo muito humilhante. Ainda mais quando você é médico/enfermeira/engenheiro etc, e quando consegue trabalho é como motorista de taxi/ônibus ou faxineira. E eu também li que o índice de desemprego em Rinkeby é um absurdo. Não sei se é 40%, mas é algo nesse estilo, infelizmente. :c/
Os guardinhas chamaram a polícia, Marcia de Souza, e disseram que o embaixador estava sendo “difícil”. O embaixador, por sua vez, fez uma reclamacão oficial na polícia contra discriminacão. Tomara que ele vença.
valeu, beijocas, Dani. :c)
Ana Maria, aqui é o seguinte: você não é branco de olhos azuis (ou castanhos) ou não fala sueco perfeitamente (o que quer dizer sem qualquer sotaque), não entra. Simplesmente. Não entra. É barrado. A discriminacão é enorme e tudo se baseia em como as pessoas são (cor da pele etc) ou como falam (com sotaque, ou outras linguas associadas com o terceiro mundo). O embaixador, aos nossos olhos, é evidentemente rico e bem tratado. Isso porque nós, latino-americanos, sabemos qual a diferenca. Alguns suecos estúpidos acham que é tudo a mesma coisa. É peruano, fala espanhol, fala sueco com sotaque, é baixinho, meio moreno, pode esquecer. Não entra mesmo.
November 7th, 2005 at 19:22
Mary, não entendi muito bem o incidente com o embaixador peruano. Pensei que a discriminação na Suécia tivesse a ver com classe social, como no Brasil. Pelo visto, está ligada à cor da pele. O homem tem cara de rico, bem-nascido. Se bobear, fala vários idiomas.
November 7th, 2005 at 18:48
Pois Mary, preconceito é um assunto chato porque as pessoas imaginam que, se ninguém tocar no assunto, a gente fingir que a coisa não existe, é melhor.
É incômodo ser lembrado que alguns são privlegiados e outros não, especialmente se você está no primeiro grupo.
Não tive tempo de ler/ver jornais esses dias. Só agora compreendi o teor do que está acontecendo na França.
Adorei o post, obrigada!
November 7th, 2005 at 17:51
Coisa horrível mesmo, esses ataques. E sim, podem tranquilamente acontecer em qualquer lugar. E esse incidente do embaixador do Perú é algo revoltante, ele deve prestar queixa e fazer o maior bafafá. E imagine se ele tivesse cara de índio, como boa parte da poplulação peruana! Ah, postei. bjs,
November 7th, 2005 at 16:24
Pois e…em estocolmo ja ouvi falar que em rynkeby o indice de desemprego e 40% maior que e outras areas da cidade. Muita gente la vive de bidrag e isso acalma um pouco a tensao social. Mas deve ser muito humilhante viver assim…