May 23, 2010

Hope

hope
Banksy

Filed under: Elucubrações — Maria Fabriani @ 14:54

May 21, 2010

Blefe

Volta e meia sinto uma confusão interna, uma desesperança, uma irritação e falta de paciência incrível. Não precisa ter acontecido nada de especial, nada de ruim. Essa sensação de estar marcando passo vem às vezes do nada, quando me olho no espelho e não gosto do que vejo, quando faço uma besteira ou cometo um engano. É aí que a pergunta que me persegue sobe à consciência: será que ainda sou um blefe?

A agressividade é o próximo passo. O que me deixa mais triste é que posso ser agressiva comigo mesma silenciosamente, sem que ninguém perceba. Pouco a pouco, escolha a escolha, vou incorporando o desprezo interno a cada fibra da minha pessoa; cada experiência, sentimento, pensamento e ideia são sujeitos a um menosprezo brutal. I take no prisioners.

A palavra em sueco do dia é turbulens, turbulência.

Filed under: Elucubrações — Maria Fabriani @ 20:40

May 17, 2010

Essa coisa de Twitter

Não consigo gostar dessa coisa de Twitter. Acho a página complicada, cheia de grafismos incompreensíveis, com textos idem. Tem que ler vários microtextos pra entender qualquer coisa. Isso porque, na minha humble opinion, escrever de forma concisa é arte. Eu ainda prefiro o Montanha, mesmo estando longe da frequência de tempos idos, quando escrevia aqui todos os dias.

Eu sinto saudades, muitas saudades. Queria dizer, por exemplo, que aqui não se fala em copa do mundo. Se quiser assistir tudo, tem que comprar pacote de TV do Canal Plus, carérrimo. Eventualmente a TV daqui mostra alguns jogos, mas não todos, nunca. Só se fala aqui em duas coisas: o casamento da princesa coroada e as eleições do outono.

A copa não passa aqui porque os suecos não se classificaram. O casamento da princesa coroada é o talk of the town, ainda mais porque tem a maior fofocada da paróquia: a irmã linda dela, que ia se casar em dezembro, desmanchou o noivado porque o cara teve casos paralelos com outras mulheres.

O que, aliás, ninguém entendeu, porque a princesa linda é… linda mesmo. Ela sempre faz mais sucesso do que a princesa coroada, que é bonitinha, muito bem-cuidada e muito simpática (minha preferida), mas meio queixuda. Como é que o cara vai achar uma outra mulher estando prestes a casar com uma princesa linda? Não dá pra entender.

Aliás, o rapaz que vai se casar com a princesa coroada estava doentíssimo até pouco tempo. Todo mundo notou o tom amarelado do sorriso e da pele dele quando eles anunciaram o noivado e o casamento. Achamos todos que ele estava afetado, se achando o máximo. Estava mesmo, mas estava também doente. Umas semanas depois ele recebeu a donação de um rim do próprio pai. A imprensa da casa real sueca se apressou a informar que a doença é de nascença porém não prejudica as possibilidades dele de ser pai.

E aí no outono (primavera no Brasil) são as eleições daqui. Atualmente temos um governo/parlamento de direita, mas o bloco socialista está ganhando terreno, ainda mais com o crescimento dos verdes. Eu voto sempre com o meu partido, socialdemocrata, mas tenho medo de que não apenas não ganharemos essa eleicão, como ainda veremos um partido de extrema direita (quer dizer racista) conquistar uma ou duas cadeiras no parlamento.

Isso já aconteceu na Suécia nos anos 90. Depois de permanecer no parlamento por um mandato, o partido não ganhou mais apoio popular na eleição seguinte e sumiu. Esperemos que aconteça a mesma coisa dessa vez.

A palavra em sueco do dia é skvaller, fofoca.

Filed under: De bem com a vida,Europa & Escandinávia,Variedades — Maria Fabriani @ 07:17

May 14, 2010

Hot hot hot

O rapaz da televisão disse que o norte sueco receberia no final se semana prolongado ventos quentes da Rússia. Dito e feito. O tempo está ótimo, tipo verão mesmo. Fui andar com Pink, The Police e Britney, e quase saí dançando de alegria. Isso porque saí de casa sem casaco pela primeira vez esse ano.

Ia botar uma foto linda mas o computador enfezou.

A palavra em sueco do dia é varm, quente.

Filed under: De bem com a vida,Vidinha — Maria Fabriani @ 17:41

May 13, 2010

Feriado

Atenção! Viu o reloginho aqui ao lado? Está 21 graus! Sol, a glóóóóóóóória! Eu, Lady Ga Ga, Annie Lennox e The Cure fomos dar uma volta. Quarenta e cinco minutos e 6.342 passos depois, estou exausta mas feliz. Agora vou deitar no sol e me lembrar como é que é sentir calor.

A palavra em sueco do dia é helg, feriado.

Filed under: Vidinha — Maria Fabriani @ 12:08

May 9, 2010

Dom Quixote

Falo português com Max o tempo todo. Quando o sueco vem, assim de repente, me embaralho toda, e acho que ele nota. Mas na absoluta maioria das vezes falo português com ele. E ele entende, quase. Mas às vezes, quando digo alguma coisa mais longa ou complicada, noto o olhar vago dele, o olhar de quem não entendeu. O olhar de quem gostaria de ter entendido mas que nem depois de tentar muito consegue. E é nessas horas que me sinto muito só. Eu, Dom Quixote de La Portuguesa, falando ao vento. Tenho esperança que Max compreenda tudo, mas às vezes me dá um cansaço essa coisa de ser sempre minoria.

E hoje completo nove anos de Suécia.

PS.: Obrigada a todos os que comentaram no post abaixo. Me deu alento e confiança de saber que, de fato, a fase passa, assim como todas as outras. Me fez bem saber que um dia minha vida voltará ao normal (e aí, se me conheço bem, sentirei falta da loucura de agora, mark my words).

As palavras em sueco do dia são nio år, nove anos.

Filed under: Aniversários,Elucubrações,Max e a maternidade — Maria Fabriani @ 18:41
 

Bad Behavior has blocked 429 access attempts in the last 7 days.