December 31, 2009

Filed under: De bem com a vida,Pra frente é que se anda — Maria Fabriani @ 06:48

December 27, 2009

À la Twitter

ntem e hoje acordei depois das sete da manhã… Uma coisa. Não me lembro mais há quanto tempo não fazia isso.

Está uns 15 graus abaixo de zero, neva muito. Acredite se quiser, uma temperatura aguentável. Nos últimos dias estava menos 22.

Na escolinha de Max é menos 15 o limite de frio aceito para que as crianças possam brincar do lado de fora. Brrrrrr.

Vou lá ver o que é porque Max está reclamando de alguma coisa.

À noite: E todos os avanços descritos acima se foram por água abaixo. Max cansado, pai cansado, mãe cansada. Resultado? Todos dormiram depois do almoço e só acordamos às três da tarde.

E agora, seja o que deus quiser amanhã de manhã… com sorte, Max dorme até às seis da manhã. :(

Veremos.

Filed under: Vidinha — Maria Fabriani @ 09:22

December 24, 2009

Filed under: De bem com a vida — Maria Fabriani @ 06:09

December 21, 2009

Here comes the sun!

Pois é… Amanhã já começamos a ganhar minutinhos de luz todos os dias. Lá pra fevereiro os dias já são bem mais perto do que chamamos de “normais”.

E, pra comemorar, queria pedir ajuda. Sim. A coisa é essa: tenho pouquíssimos livros em português pra ler pro Max. Todos os livros que ganhamos já foram lidos, relidos, trelidos e ele quer coisas mais avançadas, com história, personagens (eu faço todas as vozes) etc. Podem me dar dicas de livros bacanas em português pra eu encomendar? Tem que ter figuras bonitas e coloridas, pode ter texto longo que ele gosta (e eu também).

Agradecida pelas dicas.

A palavra em sueco do dia é hjälp, ajuda.

Filed under: De bem com a vida,Livros,Max e a maternidade — Maria Fabriani @ 21:12

December 20, 2009

Quarto advento e luz!

amanhã é o último dia da escuridão! Amanhã é o dia mais curto do ano, o tal do solstício sobre o qual escrevo todos os anos. Na terça-feira começamos a ganhar minutinhos de luz todos os dias. Pra vocês, torrando no sol inclemente do Brasil (especialmente no Rio, que não tem brisa), pode parecer uma provocação. Mas a verdade é essa: é um saaaaaaco essa escuridão (o sol nasce às 10 da manhã e se põe às 14 13 horas), esse frio, essa neve. Ok? Falei. No mais, o natal está chegando e eu, pela primeira vez em anos, estou achando ótimo. Quase não consigo aguentar a ansiedade e esperar o dia 24 pra dar os presentes que comprei pra Max. :)

Viva a luz!

A palavra em sueco do dia é, claro, ljus, luz.

Filed under: Vidinha — Maria Fabriani @ 08:39

December 13, 2009

Terceiro advento e Lucia

oje então é o terceiro advento e também o dia em que os nativos comemoram o dia de Santa Lucia, no Brasil chamada de Santa Luzia (acho, porque é a protege os olhos, a luz etc). Aqui fazem uma festa danada, com corais no país inteiro, meninas e meninos vestidos de branco, com velas acesas, cantando em corais nas igrejas e nos colégios.

E essa coisa de Lucia é importante aqui. só pra ter uma idéia, um exemplo: até no trabalho teve comemoracão de Lucia. Lá tem eu e mais seis colegas. Acima de nós tem a nossa chefe, a chefe da nossa chefe, e a chefe da chefe da nossa chefe. Essa última, desfilou para nós, nos corredores do trabalho, com roupa branca e coroa de velas acesas na cabeça. Uma cooooooooisa.

Eu adoro Lucia. Adoro essa coisa ritualística, a mulher que traz a luz, a coisa das velas acesas, tudo isso. Fui até assistir quando o coral do ginásio local cantou as músicas tradicionais de Lucia. E, claro, chorei. Não chorei muito, mas fiquei emocionada. Minha chefe (a primeira da lista lá de cima, não a que desfilou) disse que ela não chora mais porque tem quatro filhos e já se acostumou com a emoção anual.

A coisa é assim que todas as crianças desfilam em Lucia. Max já debutou, ano passado, e eu chorei muito. Esse ano ele não participou, mas ano que vem é a vez da turma dele. Eu prometo que nunca me acostumarei.

A palavra em sueco do dia é känsla, emoção.

Filed under: De bem com a vida,Europa & Escandinávia — Maria Fabriani @ 15:12

December 6, 2009

Segundo advento

Filed under: De bem com a vida,Europa & Escandinávia — Maria Fabriani @ 07:53

December 4, 2009

Passou!

carlos_rosto_peqconteceu uma coisa mágica: meu irmão passou no vestibular pra PUC! Não, não que fosse impossível, vejam bem, porque ele é um rapaz inteligentérrimo, sempre com notas altíssimas e tals. Mas é que tem uma coisa especial em passar no vestibular. É como se você pudesse, finalmente, respirar aliviado.

Minha experiência foi assim: depois de um fracasso justamente na PUC, passei e fiquei tão aliviada que chorei muito e jurei que nunca mais, nunca mais, nunca mais, precisaria estudar matemática na vida. Ai, que sensação maravilhosa, que conquista!

(Depois de muuuuitos anos, de mudar de país, hemisfério e quase DNA, me vi forçada a fazer mais uma faculdade em que estatística fazia parte do currículo. E eu tive que estudar, mesmo desgostosa. Matemática já é um perrengue em português, imagina em sueco! Não é pra qualquer um não!)

Mas, voltando ao que interessa: sucesso total do meu irmãozinho. Dezoito anos de idade, um gênio da raça, compreendem? Nossa, queria estar no Rio dos apagões e do calor infernal pra dar um beijo no meu irmão, que é lindo e inteligente. Que orgulho!

Parabéns, Carlos!

A foto ao lado é dele pequenininho, em Búzios. Adoro essa foto. Tão sério, com boné todo colorido. :)

A palavra em sueco do dia é stolt, orgulhosa.

Filed under: Conquistas,De bem com a vida,Rio de Janeiro, Brasil,Saudade — Maria Fabriani @ 22:45
 

Bad Behavior has blocked 494 access attempts in the last 7 days.