July 31, 2002

Uutiset

Vou contar pra vocês: dei um pulinho à Finlândia, quando estávamos em Haparanda e visitamos o estado-irmão Torneo. Quando voltamos à Suécia me senti em casa. Mas quero aprender finlandês. :c)
…e julho, hein? Nada de acabar…

Filed under: Cinema e televisão,Europa & Escandinávia — Maria Fabriani @ 13:55

July 28, 2002

Mais notícias sobre o cara do Jaguar

Não escrevi desde sexta porque fui dizer adeuzinho pra minha sogra, Vera, que eu adoro e que me trata como a uma filha. Ela mora em Piteå, cidade da qual já falei aqui. Foi tudo ótimo e até descobri duas coisas muito bacanas: se lembram do cara que bateu na nossa traseira com o Jaguar (ou foi ao contrário?)? Pois é, ele foi pego no aeroporto pela polícia, que o estava procurando. Quando Stefan me contou isso quase gritei: “Eu sabia! Eu sabia!”, Aquele skumbag não podia ser coisa boa. Ao mesmo tempo fiquei apavorada. Imagina se ele é mafioso? Contei pra vocês que ele tinha um Rolex de ouro no pulso, daqueles com pequenos brilhantinhos nos lugares dos números? Pois é… Sinistro… (Ainda usam essa gíria aí no Rio ou já estou por fora?)

Filed under: Irritação e ironia — Maria Fabriani @ 12:42

In Sauna Veritas

A outra coisa que descobri é que a sauna é a praia dos suecos. Explico: todo mundo faz sauna (ou bastu) aqui. A maioria nu, mas alguns pobres coitados pudicos - como eu, por exemplo - de maiô ou de toalha. Mas o que é interessante é o que o Stefan me contou: “Aqui na Suécia não sentamos num banco de praca e conversamos com qualquer um”, disse ele. “Até porque quem se aventurasse congelaria”, contribui. “Pois é”, continuou ele. “Aqui, sentamos na sauna e conversamos com qualquer um que estiver lá. Na sauna é todo mundo igual”. Aí fiquei pensando e perguntei: “Mesmo com todo mundo pelado?”. “Claro, isso é normal”.
Normal??? Normal???
E o pior é que não é apenas com estranhos pelados que se faz sauna aqui, mas com amigo(a)s e seus respectivos namorada(o)s. Sim. Eu não sabia, mas todas as amigas do Stefan já o viram nu e ele já viu todas elas peladas. Eu posso com isso?
Bem, amanhã vou pra Haparanda, cidade mais ao norte daqui (daqui a pouco apareco lá no Canadá :c) conhecer uma universidade que oferece um curso para tradutores. Vou de ônibus de manhã com os meus coleguinhas do curso especial para os imigrantes e volto na tarde de terca. Aliás, quem quiser ver no mapa onde fica Boden, Piteå e até Haparanda, clique aqui tá? Um beijo.

Filed under: Cinema e televisão,Europa & Escandinávia — Maria Fabriani @ 12:42

July 26, 2002

Preparativos

Me rendi à felicidade e resolvi esquecer por um momento todos os medos. Fui ontem comprar os presentes que irei levar comigo para o Brasil em agosto. Recebi meus 2.500 coroas (250 dólares) do colégio e mais 500 coroas (50 dólares) como parte do pagamento pela matéria e pelas fotos que fiz lá em Estocolmo e que sairam em todos os jornais aqui do norte e que sairão, em sua versão completa, na revista da Guarda Nacional. Comprei água de colônia de lavanda para a mulher do meu pai, creme de mel com amêndoas e luvinhas de banho da Body Shop para minha mãe; uma camisa da selecão de futebol da Suécia pro meu irmão e dois livros sobre o Kebnekaise para o papai e para a mamãe. (Clique aqui para entrar direto no link de fotos da montanha).
O bacana é que o livro - com fotos lindíssimas da montanha mais alta da Suécia, com 2.111 metros, e que fica relativamente perto daqui, na fronteira com os fiordes (é assim que se escreve em português?) da Noruega - só tinha em sueco. Fui pedir ajuda à vendedora; expliquei que precisava do livro em inglês porque eu era do Brasil e que meus pais não entendiam sueco. Disse que queria um livro com muitas fotos sobre essa região norte; achei um dos livros que ela me mostrou chato e disse isso. E ainda informei que precisaria de dois livros, uma vez que meus pais não moravam juntos. Como vai demorar uns dias pra receber a encomenda, ela combinou de ligar pra avisar. Dei telefone, nome e tudo e ela entendeu tudo. Não precisei repetir nem uma vezinha só. Ela entendeu tudo. Perguntei quanto ficaria a conta, somei mais ou menos e dei o total, em sueco. Que conquista!!! :c)

Filed under: De bem com a vida — Maria Fabriani @ 10:50

July 25, 2002

Meu caminho

Agora descobriram um asteróide que pode vir a colidir com a Terra em 17 anos.
Dezessete anos dá pra fazer muita coisa. Não sei o que estará acontecendo na minha vida em 17 anos - se me dissessem que eu estaria morando com o meu namorado na Suécia em 1998 eu riria até chorar.
Na verdade o que eu quero é sobreviver até setembro. Não, não tem nada a ver com doenca nem muito menos com ataque terrorista - tem a ver com saudade.
This is my way…….

Filed under: Elucubrações — Maria Fabriani @ 22:51

July 23, 2002

Florbela Espanca

“Não trouxe nunca as minhas mãos vazias a mais pequenina esmola do destino. Até hoje não há ninguém que de mim se tenha aproximado que me não tenha feito mal. Talvez por culpa minha, talvez…O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe der ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde esta, que tem saudades… sei lá de quê!”
Trecho de uma carta escrita pela poeta portuguesa em junho de 1930. Num oferecimento da minha amiga Ana Flavia, que infelizmente não tem um blog, mas está sempre por essas bandas. Dos 12 anos em que somos amigas, passamos sete em países e hemisférios diferentes. As diferencas são grandes - crescemos de formas distintas - mas o carinho ainda é muito grande e a admiracão, mútua. Ana, só queria te pedir o nome do livro do qual você tirou o trecho, ok? Beijo e obrigada!
Leia mais sobre a Florbela Espanca aqui. Já a imagem da flor ao lado pode ser encontrada, entre muitas outras tão lindas quanto, aqui. Foi indicacão da Marina.

Filed under: Saudade — Maria Fabriani @ 20:57

Joguei fora a infelicidade que vinha com o meu nome impresso na embalagem.

Filed under: Conquistas — Maria Fabriani @ 17:59

July 22, 2002

Novidades sobre Alzheimer


Novidades sobre Alzheimer na conferência sobre a doença, que está sendo realizada em Estocolmo esta semana. (CNN)
Colesterol alto pode facilitar aparecimento de Alzheimer. (BBC)
Estilo de vida estaria ligado ao surgimento de Alzheimer. (BBC)
Referência: tudo sobre Alzheimer. (BBC)
Alzheimer pode ser diagnosticado em jovens de 20 anos. (Aftonbladet)
Aproveite e dê uma olhada nos links-referência sobre o assunto, localizados na coluna à esquerda, depois dos sites de notícias.

Filed under: Pra frente é que se anda,Saudade — Maria Fabriani @ 19:53

Ata-me!

7h - Primeira chamada do despertador;
7h10m - Segunda tentativa de sair da cama;
7h11m - Ler revistinha em quadrinhos no banheiro;
7h40m - Fazer café, botar pão na torradeira, tirar leite, manteiga e queijo da geladeira;
7h50m - Tomar café da manhã lendo o jornal;
8h28m - Colocar prato, xícara e talheres na máquina;
8h29m - Verificar a temperatura;
8h30m - Comecar a me vestir;
8h50m - Carro pra escola;
9h - Reinício dos estudos sobre a sociedade sueca.
11h30m - Telefonema para o homem pra dizer que sairei um pouco mais tarde. Será que ele pode me buscar às 11h45m?
11h45m - Em pé, na frente da escola.
11h46m - Em pé, na frente da escola.
11h47m - Em pé, na frente da escola.
11h48m - Em pé, na frente da escola.
11h49m - Em pé, na frente da escola.
11h50m - Em pé, na frente da escola.
11h51m - Homem chega, como se nada tivesse acontecido.
E ele que não sabia que estava vivendo com uma pontualíssima canceriana-almodovariana!

Filed under: Irritação e ironia — Maria Fabriani @ 17:43

July 20, 2002

“When I feel blue I just take another breath”

Filed under: Elucubrações — Maria Fabriani @ 16:17
Next Page »
 

Bad Behavior has blocked 545 access attempts in the last 7 days.